Dissertação

Positioning with Combined GPS and GLONASS Observations EVALUATED

A utilização de várias constelações GNSS trazem várias vantagens para a determinação da posição, velocidade e tempo (PVT) do utilizador, tais como menores tempos de inicialização e menores tempos de convergência, precisões mais elevadas, e melhores valores de diluição de precisão. Estas vantagens são especialmente notáveis em aplicações onde a visibilidade do céu está parcialmente obscurecida. Actualmente, quatro sistemas GNSS estão em desenvolvimento ou operacionais, o sistema Norte-americano GPS, o sistema Russo GLONASS, o sistema Europeu GALILEO e o sistema chinês COMPASS. No entanto, até recentemente apenas o sistema GPS estava totalmente operacional, e muitos trabalhos anteriores sobre a combinação dos sistemas GPS e GLONASS focavam-se no facto de os sinais GPS serem afectados pela disponibilidade seletiva. Desde então, a disponibilidade selectiva do GPS foi desativada e em 2011, seguindo os planos de modernização em vigor desde 1998, sistema GLONASS ficou completamente operacional. Esta tese foca-se na combinação das duas constelações GNSS operacionais, o sistema GPS e o sistema GLONASS em cenários com um único receptor adequados para aplicações em tempo real. São apresentados os principais problemas de interoperabilidade e suas diferentes implementações e finalmente o desempenho de ambos os sistemas e o de sua combinação são avaliados utilizando as abordagens Standard Point Positioning (SPP) e Precise Point Positioning (PPP).
GPS, GLONASS, PVT, SPP, PPP

Maio 28, 2013, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

António José Castelo Branco Rodrigues

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Eduardo Charters Ribeiro da Cunha Sanguino

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar