Dissertação

Design, Construction and Test of the Propulsion System of a Solar UAV EVALUATED

Os problemas de poluição e a necessidade de conseguir uma menor dependência do petróleo conduziram a que as tecnologias solar e eléctrica passassem a ter um papel importante nos sistemas de propulsão, uma tecnologia amplamente já conhecida na indústria automóvel, e mais recentemente usada na indústria aeronáutica. Esta tese contém o desenho conceptual de um sistema de propulsão híbrida de um veículo aéreo não tripulado (UAV). A instalação de propulsão solar é destinada a um UAV pequeno, com uma envergadura de 4,5 metros e um peso aproximado de 5 kg, com uma missão de vigilância civil específica. A sua arquitectura é totalmente diferente dos métodos convencionais de propulsão. As diferentes eficiências dos componentes influenciam na geração de energia, sendo o factor mais importante a irradiação solar e a capacidade de que os painéis solares têm de converter a energia, isto é, a sua eficiência. O projecto e dimensionamento dos diversos componentes do sistema de propulsão depende da energia disponível armazenada na bateria e da potência gerada pelos painéis solares. Devido a diferentes níveis de radiação solar ao longo do ano, são estudadas diferentes combinações de baterias, painéis solares e sistemas híbridos. O sistema de propulsão foi elaborado de acordo com os requisitos de energia disponível e energia requerida, e depois de um projecto apropriado, os diferentes componentes do sistema de propulsão são seleccionados de acordo com os critérios da missão. Finalmente, foi definido um programa de testes para realizar os ensaios necessários para verificar o bom funcionamento do sistema projectado.
Aviação verde, Voo eléctrico, Painéis solares, Irradiação solar, Propulsão híbrida.

Março 21, 2013, 10:0

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