Dissertação

Determination of the Primary Air Flow and Isentropic Efficiencies of the CFM56-3 Engine EVALUATED

Pretendeu-se com este trabalho desenvolver dois modelos que permitam avaliar o desempenho do motor turbofan CFM56-3, desenvolvido pela companhia CFMI, da familia CFM56, que é o único motor usado nas aeronaves Boeing 737 de segunda geração. Os dois modelos permitem estimar os rendimentos isentrópicos dos componentes termodinâmicos (compressores, turbinas e fan) do motor, e o caudal primário de ar que passa pelo núcleo do motor. Para se obter as respectivas estimativas, foram medidos vários parâmetros em locais específicos: pressão, temperatura, consumo instantâneo de combustível, gases de escape, entre outros. Foram efectuados três ensaios em Abril de 2012, no banco de ensaios da TAP Maintenance & Engineering, em Lisboa, com o objectivo de analisar os gases de escape do motor de modo a determinar o caudal de ar primário. Por sua vez o estudo dos rendimentos isentrópicos utilizou dados de testes realizados, no mesmo banco de ensaios em Setembro e Outubro de 2010. Os rendimentos isentrópicos estimados apresentaram valores entre os 70 % e 90 %, à excepção de uns casos particulares. O caudal de ar primário, foi todavia muito sobrestimado quando comparado à estimativa fornecida pela CFMI, apresentando os maiores desvios nos regimes de baixa potência. Considera-se que o número de testes analisados pelos dois modelos desenvolvidos foram insuficientes e que é necessário fazer mais testes para explorar a veracidade e integridade dos modelos desenvolvidos.
Motor Turbofan CFM56-3, rendimento isentrópico, caudal de ar, TAP

Dezembro 3, 2012, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Mário Manuel Gonçalves da Costa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Edgar Caetano Fernandes

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar