Dissertação
Avaliação de investimentos na aviação comercial - Substituição do Fokker 100 operado pela PGA EVALUATED
A aviação comercial é hoje uma actividade económica fundamental ao desenvolvimento dos países, não só pela capacidade de criação de valor e de empregar um grande número de trabalhadores, como também pela projecção de uma imagem contemporânea das comunidades onde esta actividade se exerce. Deste modo, a modernização da frota de uma companhia aérea é mais que a redução de custos; é uma questão de imagem. A presente tese tem como objectivo primordial a avaliação da aquisição de uma aeronave por parte duma companhia aérea. Tal avaliação engloba uma análise do meio envolvente e dos riscos a que tal investimentos está sujeito. Procedeu-se a uma contextualização da aviação comercial, com foco nas entidades reguladores e na companhia aérea que serviu de caso de estudo: a TAP Portugal (Transportes Aéreos Portugueses), mais propriamente a sua subsidiária denominada Portugália Airlines (PGA). Como caso de estudo escolheu-se a substituição do jacto regional Fokker 100, um avião com alguma idade e produzido por uma empresa que entrou em insolvência nos anos 90. Analisou-se a principal concorrência, optando-se por duas aeronaves distintas, o Bombardier CRJ900ENEU e o Embraer-190, que permitem a realização do exercício sem que se imponha nenhuma das duas opções devido às suas diferenças. Estudou-se os diferentes métodos de avaliação de investimentos, analisando-se os fluxos de caixa que a operação de aeronaves implica. Após a realização do exercício, procedeu-se a uma análise de sensibilidade dos fluxos de caixa considerados.
julho 12, 2012, 8:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
António José Nobre Martins Aguiar
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Prof Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
Maria Teresa Romeiras de Lemos
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado