Dissertação
European Airport Charging: A Case Study on the selection of Dual Till versus Single Till charges EVALUATED
Aeroportos, historicamente monopólios, são regulados na maioria dos casos para prevenir abusos de mercado. Há várias maneiras de regular os aeroportos, mas para determinar o valor máximo das taxas aeroportuárias existem dois grandes grupos: Single e Dual till. Regulando com uma Single till, o regulador tem que considerar todas as receitas do aeroporto para calcular as taxas aeroportuárias, equanto com uma dual till só as receitas da parte aeronautica são consideradas. Embora a Single till seja mais comum, especialmente na europa, tanto a privatização como o aumento da concorrência entre aeroportos, bem como outros factores, estão a levar os aeroportos a considerar cada vez mais a dual till. Como em teoria a Dual till implica taxas mais elevadas, principalmente as companhias aéreas não têm razões para pressionar aeroportos e reguladores a deixar a Single till. Nesta dissertação um conjunto de aeroportos Europeus é analizado no seu nível de taxa, e em média os aeroportos com Single till são mais caros. Mesmo sendo a variância elevada, o facto que no grupo analisado os aeroportos Single till têm taxas mais elevadas é extremamente importante. Outros parâmetros foram também comparados com o nível das taxas aeroportuárias, por forma a tentar perceber melhor este resultado. A quantidade de sub-contratação, sendo muito mais elevada no grupo de aeroportos Single till, parece ser uma destas causas. O aeroporto de Bruxelas é usado como caso de estudo, visto estar a mudar de Single para Dual till, e até agora tudo indica que está no caminho certo.
junho 14, 2012, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar