Dissertação

Methodology Systematization for Operational Evaluation of GBAS Systems EVALUATED

Dentro dos sistemas de navegação por satélite, os sistemas de aumento baseados numa estação Terrestre (GBAS ou LAAS como são chamados nos Estados Unidos) são antevistos como sendo uma das tecnologias disponíveis com um papel directo na transformação da aviação civil. O GBAS está já certificado para aproximações de precisão CAT-I e é tido como a alternativa do século XXI ao CAT-I Instrument Landing System (ILS). Entre outras vantagens do sistema GBAS contam-se a sua maior precisão mesmo sob condições de visibilidade reduzida, aumento da flexibilidade nos terminais aéreos e possibilidade de se usar somente um sistema por aeroporto visto ter uma alargada área de cobertura. Ao longo desta tese será descrito o actual estado de arte do sistema GBAS. Como objectivo deste trabalho pretende-se sistematizar os procedimentos necessários à avaliação operacional do GBAS, recorrendo ao programa PEGASUS. Esta ferramenta não-comercial é declarada pelo grupo internacional de trabalho GBAS como sendo a aplicação de base para avaliação GBAS e é actualmente utilizada por mais de 15 países. Com esta dissertação pretende-se ilustrar o método de avaliação operacional do sistema GBAS e, com vista a cumprir esse objectivo, serão mostrados exemplos de avaliação operacional do GBAS tendo como referência o Aeroporto de Lisboa (usando o conceito de estações virtuais). Finalmente, a localização e selecção de equipamento GBAS será brevemente discutida.
GNSS, GBAS, PEGASUS software, Aviação Civil, Aproximação de Precisão, Avaliação Operacional

junho 11, 2012, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

José Raul Carreira Azinheira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Agostinho Rui Alves da Fonseca

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar