Dissertação
Design and construction of a multi-rotor with various degrees of freedom EVALUATED
Os quadrirotores são uma das plataformas atualmente em maior desenvolvimento no mundo da investigação, devido à sua grande mobilidade, mas também ao seu potencial desenvolvimento como aeronaves não tripuladas capazes de pairar. O objetivo deste projecto foi a construção de uma aeronave de pequena dimensão, da fusão dos conceitos de quadrirotor, com o de rotor inclinável, possibilitando a sua movimentação nos seis graus de liberdade, com a vantagem de manter a sua zona central nivelada, independente da sua movimentação e velocidade, que possibilita ainda uma redução do arrasto aerodinâmico através da otimização da superfície que enfrenta o escoamento. Esta possibilidade resulta da adição de inclinação em dois rotores opostos em duas direções que não a da sua rotação. Inicialmente foram exploradas algumas alternativas para o conceito de rotores inclináveis e foram explanadas as restantes componentes da aeronave. Tratando-se de um conceito de aeronave ainda inexplorado as suas capacidades de movimentação foram totalmente determinadas. Um rotor ótimo foi desenhado para a aeronave e todos os componentes necessários para a sua construção e implementação foram avaliados, selecionados ou desenhados e construídos, sendo que a construção foi feita em compósitos laminados. Por fim, análises de funcionamento dos atuadores, de performance em voo e de arrasto aerodinâmico foram efetuadas. Esta tese contribuiu então para a criação desta plataforma inovadora para futuros trabalhos, especialmente plataformas de controlo, no contexto de quadrirotores com rotores de inclinação variável.
novembro 24, 2011, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar