Dissertação
Navegação e Determinação de Atitude em Aeronaves através de Múltiplos Receptores de GNSS EVALUATED
O desenvolvimento nas últimas décadas dos GNSS's, em especial o GPS, e dos sistemas de aumento de capacidade, como o EGNOS e o WAAS, tornaram possível o uso deste tipo de sistemas de navegação para aplicações na indústria aeronáutica civil, esperando-se ainda novos desenvolvimentos na oferta de serviços nas próximas décadas, como o serviço Galileo. A fim de utilizar estes sistemas, ao máximo das suas capacidades, novas aplicações estão a ser desenvolvidas, entre elas os métodos de determinação da atitude de aeronaves têm especial destaque já que permitiriam substituir os actuais sistemas de rádio ajuda e os, caros e complexos, sistemas inerciais de navegação. Esta tese apresenta uma possível solução para o problema da determinação da atitude recorrendo exclusivamente à estimativa de posicionamento GNSS de 4 receptores independentes a bordo da aeronave. Apresenta também os modelos utilizados para a solução da equação da navegação e detalhes sobre os sistemas GNSS utilizados, GPS e Galileo. A avaliação do método foi feita num ambiente de simulação computacional realizada em Matlab.
novembro 23, 2011, 16:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar