Dissertação

Design of new upper modes for a Helicopter Autopilot EVALUATED

Um helicóptero em condições extremas precisa de um piloto automático que proporcione uma assistência máxima ao piloto. A THALES dispõe, atualmente, de um piloto automático com diferentes funções concebidas para executar diferentes manobras difíceis. No entanto, continua a desenvolver novos modos que permitam melhorar a assistência ao piloto, principalmente na fase de aproximação/aterragem e de proteção em caso de avaria dos motores. A THALES, já desenvolveu alguns modos que assistem o piloto na aproximação a pistas equipadas com sistema ILS. Contudo, após o flare, continua a ser o piloto a controlar a desaceleração final e a aterragem. O presente estudo propõe uma solução que permite executar esta desaceleração final, apresentando resultados satisfatórios, mesmo em condições extremas. A manobra de auto-rotação foi, igualmente, incluida neste estudo. Em caso de avaria dos motores, o helicóptero não poderá continuar a sua missão. O piloto deverá detetar o problema e iniciar rapidamente uma manobra de autorotação para poder aterrar o helicóptero com a máxima segurança. Atualmente, os sistemas do helicóptero apenas permitem detetar a avaria. O objetivo deste estudo envolve o desenvolvimento de um novo modo que assista o piloto a executar a autorotação após a avaria dos motores.
Helicoptero, Piloto Automatico, Aproximação ILS, Auto-rotação, Mecânica de Voo, Analise dos Dados de Simulação de Voo

novembro 3, 2011, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

José Raul Carreira Azinheira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar