Dissertação
Previsão de níveis de ruído aeronáutico na vizinhança do Aeroporto de Lisboa EVALUATED
Na actualidade, o ruído aeronáutico é das principais fontes de desconforto da população, estando a sua ocorrência relacionada com diversos problemas de saúde. Torna-se portanto imperativo encontrar métodos fiáveis e de baixo custo de mitigação do ruído, sem que tal ponha em causa a frequência das operações aéreas a realizar. Desta forma, a presente dissertação tem como objectivo a predição de níveis de ruído provenientes do sector aeronáutico na vizinhança do Aeroporto de Lisboa. Seguindo as conclusões dos projectos europeus Harmonoise e Imagine, cuja base assenta numa nova metodologia de avaliação do ruído, que promove a separação da descrição entre fonte de ruído e a propagação do mesmo, foi implementado um modelo computacional que permitiu o prognóstico dos níveis sonoros da aterragem do Airbus A320 em duas localizações distintas na proximidade do aeroporto. Os efeitos metereológicos e a topografia do terreno desempenham também um papel fundamental na quantificação do ruído. De modo a ser possível a comparação dos valores provenientes do modelo teórico com a realidade, foi executada uma validação experimental onde se realizaram medições sonoras, usando para o efeito um sonómetro. Os resultados oriundos do modelo situaram-se em níveis bastante próximos daqueles obtidos através das medições, indicando a fiabilidade deste método na previsão do ruído aeronáutico. Fundamentalmente, comprovou-se a eficácia desta nova abordagem ao problema, onde não são consumidos muitos recursos técnicos nem tempos de cálculo excessivos na estimativa de níveis de ruído. Por fim, são apontadas novas vias de melhoramento de modo a facilitar a previsão destes valores.
novembro 4, 2011, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar