Dissertação

Takeoff and Landing Performance Optimization - Development of a Computational Methodology EVALUATED

O cálculo e optimização dos dados de desempenho aeronáutico reflectem-se através de toda a cadeia de operação das companhias aéreas. Para além de ter a segurança do voo como derradeiro objectivo, a disponibilização e fácil actualização destes dados torna as companhias aéreas mais protegidas contra agentes externos. A qualidade dos mesmos reflecte-se nas contas de finais de ano das companhias aéreas, podendo reduzir as despesas em diversas áreas de operação. O presente trabalho foca-se no desenvolvimento de uma aplicação computacional para produção e optimização de dados de desempenho à descolagem e aterragem. A optimização do desempenho à descolagem pressupõe a maximização do peso regulamentado à descolagem (RTOW - Regulatory TakeOff Weight) e as respectivas velocidades operacionais (V1, VR e V2). De forma semelhante, o peso máximo regulamentado à aterragem (RLW - Regulatory Landing Weight), a velocidade final de aproximação (VFA) e as distâncias de aterragem (concreta e necessária) são calculadas durante a optimização de aterragem. Os resultados devem ser publicados sob a forma de tabelas de RTOW e RLW. Os cálculos por detrás da optimização são efectuados por um programa oficial da Airbus ? OCTOPUS (Operational and Certified TakeOff and landing Universal Software). A aplicação desenvolvida é mais do que um simples programa, lidando com diversas bases de dados da TAP e interagindo com programas externos. O objectivo final do projecto é proporcionar capacidades personalizadas de optimização de desempenho aeronáutico a engenheiros e pilotos.
Desempenho Aeronáutico, Software de Desempenho, Optimização de Descolagem, Optimização de Aterragem, OCTOPUS.

novembro 28, 2011, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado