Dissertação
Design and Manufacturing of a Joined-Wing Experimental Flight Demonstrator EVALUATED
A presente tese estuda a possibilidade de uma nova configuração de aeronave ? Joined Wing. O desenho da aeronave foi previamente desenvolvido pela Boeing no âmbito do projecto SensorCraft. É um veículo aéreo não tripulado (UAV) com a capacidade de desempenhar missões de grande altitude e longo alcance (HALE), e com o intuito de no futuro substituir o actual Airborne Warning and Control System (AWACS). Com este trabalho pretende-se estudar o comportamento longitudinal e lateral da aeronave. Foi desenvolvido um modelo heurístico com cerca de 2 m de envergadura que demonstrasse o voo deste conceito não convencional. Devido à sua configuração foi necessário estudar a melhor combinação de superfícies para garantir o seu controlo. Nesse sentido construiu-se um modelo heurístico que permitisse concluir sobre a melhor solução para o seu controlo, nomeadamente para o controlo de guinada, devido à inexistência de um estabilizador vertical convencional na aeronave. Também se pretende-se construir uma versão da aeronave com uma envergadura de 5 m totalmente em materiais compósitos. Esta será construída em fibras de vidro e carbono numa matriz de resina e terá alguns componentes com espuma de poliuretano. Para o processo de manufactura utilizaram-se dois métodos: o convencional de impregnação e o método de transferência de resina por vácuo (VARTM).
junho 8, 2011, 16:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente