Dissertação

Controlo Passivo de Perda em Micro-Veículos Aéreos Usando Bordos de Ataque Sinusoidais: Estudos em Túnel Aerodinâmico Estudos em Túnel Aerodinâmico EVALUATED

Nos últimos anos, a desafiante aerodinâmica de baixo número de Reynolds dos Micro-veículos Aéreos (MAVs), tornou-se um tema emergente na comunidade de investigação aeronáutica. Nesta tese investigamos a aplicação de um bordo de ataque sinusoidal ? solução inspirada nas barbatanas peitorais da baleia-de-bossa (Megaptera novaengliae) ? ao projecto de MAVs, como método de controlo passivo de perda. Testes em túnel de vento de asas rectangulares de baixo alongamento ? 1 e 1,5 ? e com 5 geometrias de bordo de ataque distintas ? 4 sinusoidais e uma normal, para cada alongamento ?, foram realizados a ângulos de guinada de 0, 15 e 30 graus. A geometria do bordo de ataque sinusoidal é definida pela sua amplitude e comprimento de onda. Escolhemos uma amplitude de onda de 6% e 12% do valor da corda média; e um comprimento de onda de 25% e 50% do valor da corda média. As experiências foram conduzidas a números de Reynolds na gama de 70000?150000. Os resultados mostram que os modelos com bordo de ataque sinusoidal, em virtude do carácter mais gradual da sua perda e da menor sensibilidade a variações do número de Reynolds e do ângulo de guinada, têm o potencial de aumentar substancialmente a gama de operação de um MAV.
Micro-veículos Aéreos, Aerodinâmica de Baixo Número de Reynolds, Controlo de Escoamento, Bordo de Ataque Sinusoidal, Testes em Túnel de Vento

dezembro 13, 2010, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Melo de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado