Dissertação

Electromagnetic braking system for aircraft application EVALUATED

Do estudo de veículos eléctricos e das soluções utilizadas por estes para aumentar a sua eficiência, houve um sistema que se destacou como passível de ser aplicado a aeronaves - a travagem regenerativa. Travagem regenerativa é utilizada em praticamente todos os veículos eléctricos ou híbridos e contribui significativamente para aumentar a eficiência global do veículo. Considerando que o táxi eléctrico de aeronaves já é uma solução testada e até expectável de ser uma realidade nos próximos anos, o estudo sobre a viabilidade de um sistema de travagem electromagnética em aeronaves impõem-se. A fim de realizar este estudo e de modo a comprovar a aplicabilidade do sistema, foi desenhado, simulado e produzido um sistema de travagem eléctrico para um veículo protótipo de menor dimensões. Os resultados obtidos com as simulações mostram que o controlo da travagem electromagnética do protótipo é possível. Os testes experimentais serviram para validar os modelos criados. É possível concluir que apesar de conceptualmente este sistema ser interessante, a tecnologia necessária para a realizar ainda não está disponível, sobretudo devido à limitação do peso. Uma solução a mais curto prazo só será possível com um controlo integrado deste tipo de travagem com os travões de fricção, de modo a atingir valores de desaceleração relevantes.
Travagem electromagnética, Táxi eléctrico, Aeronave, protótipo, Travagem regenerativa.

novembro 30, 2010, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Horácio João Matos Fernandes

Departamento de Física (DF)

Professor Auxiliar