Dissertação
Engine Condition Monitoring as a Route to Savings: Portugália Airlines as a Case-study Portugália Airlines as a Case-study EVALUATED
As sucessivas crises económicas e financeiras da última década estão a ter um profundo impacto no frágil sector aeronáutico. A crescente competição de novas companhias low-cost e a crescente sensibilização para o impacto ambiental da indústria aeronáutica, forçam a redução de custos através da optimização das suas operações. O principal objectivo desta tese de mestrado é avaliar a importância da utilização de ferramentas de monitorização bem adaptadas para auxiliar os processos de optimização que as empresas desejam iniciar, sobretudo em termos da condição de motores e do consumo de combustível. A PGA ? Portugália Airlines, providenciou os meios para desenvolver ferramentas importantes e para realizar o presente estudo. Um objectivo deste trabalho prende-se com a revisão dos perfis de voo da frota Fokker 100, relativamente a peças de motor de vida limitada. Embora não tenha melhorado o perfil de voo actual, a análise resulta em bons indicadores para futuras melhorias. Pretendeu-se avaliar a Monitorização da Condição de Motores como ferramenta de optimização. Através da ferramenta computacional COMPASS, pretende-se mostrar as diferentes análises e conclusões que podem ser retiradas através da monitorização de motores. Vários exemplos reais de análises são apresentados e o valor da monitorização é confirmada, dada a sua versatilidade. Uma outra ferramenta computacional foi desenvolvida para monitorar activamente o consumo de combustível em ambas as frotas, provando ser valiosa, por estabelecer uma ligação entre os departamentos de manutenção e de operações de voo, optimizando a operação de ambos no processo.
dezembro 14, 2010, 18:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar