Dissertação

Flight Data Monitoring Process implementation within an airline's A330-223 fleet EVALUATED

A Monitorização de Dados de Voo (FDM) é uma ferramenta essencial do Departamento de Segurança de Voo de qualquer companhia aérea. Inclui todas as actividades com vista à aquisição e análise de dados de voo, num processo cíclico que contribui para o aumento da eficiência operacional da companhia, através de um suporte directo a programas de aumento da eficiência em diversas áreas, das quais a redução do consumo de combustível, a redução das operações de manutenção desnecessárias ou até o cumprimento com os limites de ruído e de emissões de CO2 constituem os resultados mais visíveis. Esta dissertação descreve o desenvolvimento de um processo FDM para a frota A330-223 da companhia TAP Portugal. È feita a descrição de todos os passos necessários para uma correcta implementação do processo, começando com a descrição dos sistemas de gravação de dados assim como do departamento de Análise de Dados de Voo, passando pelos objectivos postos pela companhia e acabando com a descrição dos problemas surgidos durante a sua implementação. Finalmente, uma ferramenta computacional foi desenvolvida para dar suporte à implementação do processo FDM. Foram feitos testes em voos reais e os dados obtidos foram analisados de maneira a validar o funcionamento do processo dos quais alguns são analisados de maneira a fazer uma descrição geral da performance de voo. Por último é exemplificado a criação de um processo de Análise Automática de Dados de Voo com vista à análise e processamento rotineiro de dados de voo gravados.
Dados de voo, Eventos de voo, Sistemas de gravação de dados de voo, ARINC 429, ARINC 717, AGS

dezembro 3, 2010, 8:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado