Dissertação

Damage Tolerance Design: Damage Tolerance Design for Wing Components - Procedure Standardization Damage Tolerance Design for Wing Components - Procedure Standardization EVALUATED

Uma análise de fadiga aos componentes mecânicos conduz, em muitas situações, a vidas subestimadas e consequentemente a maiores custos, sendo por isso adoptada uma filosofia diferente, a Tolerância ao Dano. Usando esta teoria, o projectista já não assume um componente perfeito, mas antes que existe um dano inicial que se vai propagar, sendo este detectado e reparado dentro dos limites de segurança impostos. Esta tese tem como objectivo a definição e uniformização de procedimentos a serem seguidos por uma empresa de manutenção de aeronaves, OGMA, de modo a implementar uma filosofia de Tolerância ao Dano. Quando aprovado pelas autoridades competentes, o manual dará um importante contributo para redução de custos, sem comprometer a segurança das manutenções. A tese foca-se principalmente sobre estruturas em asas, em particular juntas rebitadas. Para tal, tem de ser feita uma análise, determinação e definição detalhada de concentração de tensões, determinação de resistência residual, análise de propagação de fendas e intervalos de inspecção. Mais, o dano inicial existente na estrutura também tem de ser correctamente assumido, em termos de tamanho, forma, direcção e quantidade. Os métodos computacionais assumem grande relevância na determinação de alguns destes parâmetros. Para concretizar o procedimento criado, foi estudado um painel de asa, usando os princípios de Tolerância ao Dano.
Tolerância ao Dano, Propagação de Fendas, Junta Rebitada, Carta de Inspecção

novembro 29, 2010, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar