Dissertação

Modelização do esforço de carga sobre o trem de aterragem de um avião: com vista à análise das performances de travagem com vista à análise das performances de travagem EVALUATED

Este projecto de fim de estudos, realizado no seio do departamento de performances da Airbus, consiste na modelização do esforço de carga sobre o trem de aterragem do avião Airbus A400M. Na verdade, o conhecimento das cargas exercidas sobre os trens de aterragem é capital na determinação das performances de travagem, nomeadamente para poder antecipar a distância necessária à realização de tal manobra. Até ao presente, a modelização do esforço de carga sobre o trem de aterragem era realizado utilizando um método ? método dos momentos ? teórico, pesado e difícil de calibrar. Então, partindo de um modelo preliminar, o objectivo deste estudo é de definir uma metodologia de calibração e validação de um novo modelo ? KLODNOSE ? e de o aplicar no quadro da campanha de ensaios do Airbus A400M. Este estudo, num primeiro momento, demonstra uma tentativa de calibração do modelo KLODNOSE baseada em simulações, no programa OSMA, muito próximas do real comportamento do avião. Em seguida, um programa Matlab foi desenvolvido, o que permite uma rápida comparação entre o modelo e o avião real. Depois da validação, de um ponto de vista modelo de carga, das medidas obtidas nos primeiros ensaios em voo, possível graças a este programa, uma segunda calibração do modelo é levada a cabo. Na realidade, neste segundo momento, a calibração do modelo é realizada considerando ensaios em voo reais, com os quais é obtido um modelo representativo de todo o domínio de voo do avião Airbus A400M.
Performances, modelo de carga, simulação, ensaios em voo, travagem.

novembro 17, 2010, 14:0

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Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar