Dissertação

Automatic Recouping Method - Development of an algorithm for optimizing simulations responses: Automatic Recouping Method Automatic Recouping Method EVALUATED

Na indústria aeronáutica, aquando do desenvolvimento de um novo avião, uma das dimensões fulcrais a ter em conta é o autopiloto, procurando-se a determinação de uma tabela de ganhos a ser usada em voo. Daqui emerge uma questão: ?De que forma se pode chegar à determinação de uma primeira tabela de ganhos?? Actualmente, estes ganhos são obtidos com base em modelos lineares do avião e, posteriormente, ajustados aquando dos ensaios em voo. No entanto, para determinadas condições de voo, estes modelos não são representativos da realidade e, consequentemente, os ganhos calculados não são bons; esta situação poderá colocar em perigo o próprio avião durante o primeiro ensaio em voo para efeitos de teste do piloto automático. De modo a resolver este problema, as empresas tentam mudar manualmente os parâmetros dos modelos, um por um, com o intuito de tornar as simulações mais representativas da realidade, o que é pouco eficiente. Partindo da constatação desta limitação, o objetivo desta tese foi encontrar uma solução para o problema supra mencionado. Neste sentido, desenvolveu-se um algoritmo heurístico que, ao tomar em consideração os princípios básicos da dinâmica de voo, permite ajustar os modelos de uma forma automatizada, usando apenas como entrada a informação disponível dos ensaios de voo anteriores, de modo a realizar rapidamente optimizações inteligentes. O algoritmo final foi aplicado a um avião real e os resultados obtidos permitiram validar o trabalho.
Identificação,  Controlo, Optimização, Mínimos Locais, Ensaios em Voo

novembro 26, 2010, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar