Dissertação
Analysis and Simulation of a fling mechanism during the clap-and-fling motion of a micro air vehicle EVALUATED
O estudo de micro veículos aéreos tem adquirido recentemente um grande interesse da comunidade científica, sendo hoje em dia um dos temas em foco na mecânica de fluidos computacional. Nesta tese, uma análise 2D em CFD foi efectuada nos princípios dos fenómenos aerodinâmicos presentes num MAV efectuando um movimento de batimento de asa. Atenção especial foi tomada no sentido de perceber os processos aerodinâmicos transientes que ocorrem num mecanismo de batimento de asas a uma gama de números de Reynolds. Este método foi testado e validado, permitindo a confirmação da precisão dos resultados obtidos e para o desenvolvimento de um método de análise. Os resultados foram posteriormente analisados calculando as forças e momentos que actuavam sobre a asa para vários ângulos de abertura da asa. Tentativas para melhorar a eficiência do movimento foram analisadas, para tentar compreender as limitações deste tipo de batimento de asa e a influência do soltar de vórtices nos componentes estudados.
novembro 18, 2009, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
José Manuel Da Silva Chaves Ribeiro Pereira
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC Lisboa)
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Catedrático