Dissertação
Development of Procedures for the Operational Evaluation of GNSS-GBAS Systems EVALUATED
Em Maio 1988 a comissão pela Navegação Aérea Futura (FANS), formada em 1983 pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), após um detalhado estudo, concluiu que a única solução viável para ultrapassar as limitações dos sistemas de navegação existentes e alcançar as necessidades futuras passava pelo uso de sistemas de navegação por satélites. Desde então os sistemas de navegação global por satélites (GNSS) tornaram-se uma referência para os sistemas de transportes globais, fornecendo soluções de navegação para a aviação, para os transportes terrestres e marítimos. Embora os sistemas GNSS se tenham tornado uma peça fundamental, para algumas operações de navegação que precisam de uma elevada precisão ou de uma adequada continuidade de serviço, as soluções GNSS não são suficientemente precisas ou fiáveis. Nesta óptica o Ground Based Augmentation System (GBAS) pode ajudar os sistemas GNSS para alcançar os requisitos destas operações, completando assim o objectivo da navegação aérea de um aeroporto para outro, os sistemas GBAS providenciarão um serviço de posicionamento que permitirá operações de descolagem e aterragem baseados no GNSS. Esta dissertação é dividida em duas partes, o estudo de uma nova metodologia de avaliação de sistemas GBAS e uma avaliação operacional do sistema GBAS com especial atenção no Aeroporto Internacional de Lisboa.
dezembro 17, 2009, 16:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Agostinho Rui Alves da Fonseca
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar