Dissertação
An Approach to Ventilation Design: Application to LoureShopping case Application to LoureShopping case EVALUATED
Os ventiladores de impulso são actualmente uma escolha frequente para ventilar parques de estacionamento subterrâneos. Estes últimos estão sujeitos a regras de segurança apertadas e excluindo o teste da instalação no local, a dinâmica de fluidos computacional é a única ferramenta disponível para avaliar o sistema de ventilação durante ou após a fase de projecto. Neste trabalho, desenvolveu-se um modelo de ventilador de impulso em CFD. Apesar de ter sido possível identificar influências do domínio e da malha nos resultados finais, foi a escolha do modelo de turbulência que revelou ter a maior influência. Os ventiladores de impulso comportam-se como jactos parietais e modelos da família k-epsilon não conseguem replicar a taxa de abertura lateral destes jactos, uma vez que estes modelos não simulam correctamente a produção de vorticidade responsável por este fenómeno. Utilizando em alternativa um modelo de Reynolds Stress Turbulence, foi possível replicar os resultados experimentais fornecidos pelo LNEC. O modelo desenvolvido foi aplicado ao estudo do sistema de ventilação de parte do estacionamento do LoureShopping. A utilização do modelo RST, comparando com k-epsilon, produziu um campo de velocidades diferente e permitiu reduzir em 10% o valor da idade média do ar das simulações. Contudo os modelos produziram padrões de escoamento semelhantes. Finalmente testou-se uma estratégia de optimização automática e foi possível aumentar a eficiência da ventilação em termos de idade média do ar em 10%. Concluindo, foi possível utilizar um processo validado de CFD para optimizar a colocação de ventiladores de impulso num parque de estacionamento real.
novembro 25, 2009, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Catedrático