Dissertação
Perspective Flight-Path Displays: The Tunnel-in-the-Sky Concept The Tunnel-in-the-Sky Concept EVALUATED
O volume de tráfego aéreo irá aumentar consideravelmente no futuro próximo e numerosas pesquisas estão a ser conduzidas com vista a tornar a gestão de tráfego aéreo mais eficiente, segura e flexível. A carga de trabalho excessiva inerente aos convencionais sistemas de aproximação e aterragem por instrumentos juntamente com a implementação de novos procedimentos de aproximação levou ao desenvolvimento de indicadores da trajectória de voo em perspectiva. Tal implica uma conveniente interface homem-máquina que permita aos pilotos fomentar, planear e voar uma trajectória 4-D com precisão. Os indicadores actuais existentes no cockpit não são adequados à realização destas tarefas de navegação precisa. A utilização de indicadores da trajectória de voo em perspectiva, mostrando uma trajectória de referência num cenário artificial tridimensional, revela ser um sério candidato à substituição da actual geração dos indicadores primários de voo. Um exemplo deste tipo de indicadores é o Tunnel-in-the-Sky, objecto de estudo desta tese, largamente reconhecido pelo seu potencial para ajudar os pilotos no controlo manual das suas aeronaves ao longo de trajectórias curvas complexas. Este indicador foi estudado, apresentando-se possíveis configurações e aspectos de implementação e de operação a ele inerentes. Inicialmente faz-se referência ao conceito de indicadores da trajectória de voo em perspectiva, seguida de uma análise dos resultados de simulações já realizadas e comparação com os actuais sistemas de navegação e aterragem. Por fim, é descrita uma experiência realizada com o intuito de recolher e avaliar a opinião de pilotos relativamente a este novo conceito.
novembro 26, 2009, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Agostinho Rui Alves da Fonseca
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar