Dissertação

Aerodynamics of Insect-Like MAV's: A Quasi-Steady Model for Hovering A Quasi-Steady Model for Hovering EVALUATED

Esta tese é uma dissertação para obter o grau de Mestre em Engenharia Aeroespacial. O tema principal é a implementação de um modelo de micro-veículo tipo insecto a pairar. A validação do modelo é feita em conformidade com resultados de cálculos dinâmica de fluidos computacional e de dados retirados de bibliografia. De seguida optimiza-se a cinemática minimizando o consumo de energia para dois tipos diferentes de voo a pairar com batida de asa vertical e horizontal com dois graus de liberdade, primeiro para um par e depois para dois pares de asas. O modo batimento horizontal com dois pares de asas prova ser a configuração e modo com menor dispêndio de energia e a adição do par extra de asas reduz a amplitude das oscilações registadas para apenas um par. A geometria da asa é estudada e são feitas comparações entre uma forma arredondada e rectangular. A asa rectangular despende um pouco mais energia durante o voo pairado do que a asa redonda. Para finalizar, uma analise estrutural básica mostra que a asa rectangular deverá ser mais fácil de construir com um menos valor de tensão máxima que a asa redonda.
micro veículo, MAV, ornitoptero, pairar, aerodinâmica, optimização, potência requerida, forma de asa, análise estrutural

novembro 13, 2009, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar