Dissertação
Implementação da metodologia MSG-3 na indústria aeronáutica Portuguesa: Aplicação prática na empresa OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. Aplicação prática na empresa OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. EVALUATED
Desde os primórdios da aviação que se tenta melhorar a forma como se procede à manutenção das aeronaves. Foi com este sentido que se evoluiu duma manutenção de substituição periódica de todos os componentes, até uma manutenção que tolera a falha, nunca pondo em causa a segurança. Como resultado final de todo este processo apresenta-se a metodologia MSG3. O trabalho desenvolvido teve como objectivo criar um processo, com base em MSG3, a ser utilizado no contexto das modificações a aeronaves. Para tal, este trabalho foi integrado na empresa OGMA S.A., mais especificamente na secção EPM. O método MSG3 divide a criação dum plano de manutenção em quatro áreas: sistemas, estrutura, zonal e protecção contra campos electromagnéticos/relâmpagos (L/HIRF). Em termos de sistemas a análise passa sobretudo por avaliar as potenciais falhas, causas e consequências e de que forma podemos restaurar os níveis de fiabilidade inerentes ao sistema. No que respeita à estrutura, a impossibilidade de analisar todas as variáveis que levam à degradação desta leva é solucionada através duma classificação de parâmetro a parâmetro individualmente. De forma obter um resultado mensurável, cada parâmetro é submetido a uma pontuação que por sua vez, se traduzirá num intervalo temporal para as inspecções. As restantes constituintes da análise MSG3, Zonal e L/HIRF, são analisados com recurso a processos equivalentes ao estrutural. Como complemento deste trabalho, criou-se uma ferramenta informática, onde os processos lógicos inerentes ao MSG3 foram incorporados.
dezembro 4, 2009, 16:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar