Dissertação

Reconfigurable Flight Control using Model Predictive Control EVALUATED

Acidentes aéreos devido a falhas na superfícies de controlo, motivaram a investigação na área de controladores com um certo grau de reconfiguração. A presente tese descreve uma estratégia de controlo que incorpora Controlo Preditivo com Modelo (MPC), recorrendo a um modelo interno linear, afim de obter reconfiguração na operação de um UAV. O MPC tem como grande vantagem o facto de permitir a introdução de limites tanto nas entradas, nas saídas e nas variáveis de estado, como também possui uma afinação flexível. Nesta tese descreve-se a implementação de falhas em superfícies de voo bem como o desenvolvimento de dois controladores capazes de superar essas mesmas falhas. Os controladores são sujeitos a testes, nos quais é lhes exigido que executem uma manobra durante um tempo fixo. Finalmente os dados resultantes da acção dos mesmos são analisados .
Aeronaves, Controlo Preditivo, Controlo Reconfigurável, Controlo Tolerante a Falhas, Detecção e Identificação de Falhas.

abril 1, 2009, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

João Manuel Lage de Miranda Lemos

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Bertinho Manuel D'Andrade da Costa

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar