Dissertação

Análise Estrutural à Asa da aeronave C-130H EVALUATED

O prolongamento da vida das aeronaves só é possível graças ao incessante trabalho de investigação dos engenheiros, prevendo, simulando e solucionando qualquer tipo de futuros problemas possíveis de ocorrerem. Atendendo a estas circunstâncias, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo em elementos finitos de uma asa, mais precisamente a asa lateral do Locked C 130H, para uma simulação computacional de carregamentos e identificação de zonas críticas da estrutura. O modelo em elementos finitos é criado em ambiente Ansys e os cálculos de esforços são baseados no método das deformações. Estes programas foram escolhidos atendendo a formação académica leccionada no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e ao facto dos mesmos serem disponibilizados pela própria universidade. A realização deste trabalho também só foi possível graças à cooperação da empresa OGMA, a qual demonstrou inteira disponibilidade e forneceu o acesso às plantas estruturais. Para este trabalho foram estudados diferentes tipos de carga, tentado recriar esforços produzidos pela aeronave em condições similares ao seu envelope de voo. Atendendo aos resultados obtidos, tanto no caso dos parâmetros aerodinâmicos como na análise estrutural, foram identificadas algumas zonas críticas da asa, onde os valores de esforço se mostraram bastante elevados e que requerem algum tipo de atenção por parte de quem as inspecciona. Sendo uma estrutura que opera há mais de 30 anos e estando provada a sua fiabilidade, voltou a confirmar-se aqui os seus limites possíveis de operação.
asa, C-130H, carregamentos, estrutural

março 9, 2009, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar