Dissertação
On-line Diagnosis and Rule-Based Expert Systems EVALUATED
Os aviões Airbus terão, em versões futuras, uma arquitectura de diagnóstico multiagente, com um software central, chamado "aircraft diagnostic agent", responsável pela fusão de informação. Como existem vários sistemas numa aeronave, a maior parte deles vigiados por um sistema dedicado, a definição de diagnóstico a nível local tem de ser exposta na perfeição. Mais ainda, a fusão de informação é uma etapa do algoritmo complexa e fundamental, onde a experiência e a incerteza são preponderantes. Finalmente, é necessário calcular a performance do sistema central no sentido de determinar a qualidade dos resultados produzidos. Hoje em dia, estando o agente central de diagnóstico em desenvolvimento, estes três factores têm que ser tomados em consideração. Nesta tese de mestrado estuda-se as características principais dos sistemas especialistas à base de regras e verifica-se se estes sistemas podem ser utilizados com êxito em certas etapas do algoritmo do agente central. Apresentamos ainda um caso real que ilustra bem as vantagens inerentes à exploração da sinergia entre a utilização de experiência e a tradução do problema em regras, no sentido de determinar os diagnósticos mais prováveis. Finalmente, uma métrica chamada "diagnostic distance" é criada, o que possibilita o cálculo matemático da performance do algoritmo do agente central de diagnóstico. Com o intuito de proporcionar uma base sólida para os trabalhos produzidos propõe-se um framework de diagnóstico.
novembro 28, 2008, 10:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Agostinho Rui Alves da Fonseca
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar