Dissertação
Morphing Aircraft Structures using Multistable Composites EVALUATED
Com o presente trabalho pretende-se estudar uma nova estrutura adequada ao controlo do rolamento de uma aeronave e simultaneamente dotar esta com uma asa mais leve, substituindo os actuais sistemas de controlo. A solução proposta baseia-se na utilização de materiais com múltiplas configurações estáveis para obter assimetria entre as asas e consequentemente assimetria na sustentação gerada, causando um movimento de rolamento sobre o eixo longitudinal da aeronave. O uso de várias placas multiestáveis dota a estrutura com múltiplas formas estáveis que, quando combinadas, se comportam como ailerons. Para uma completa compreensão de todo o processo foram efectuados estudos quer estruturais quer aerodinâmicos. Numa primeira fase foi modulado o processo de cura para obter os deslocamentos e as tensões geradas. Estas tensões são responsáveis pelas diferentes posições estáveis da estrutura. Na fase seguinte, e utilizando os resultados obtidos na análise térmica como dados de entrada, nomeadamente tensões residuais, foram realizados estudos estruturais de forma a compreender a resposta da estrutura aos carregamentos. Finalmente, foram realizados estudos aerodinâmicos de forma a validar a solução proposta e calcular os carregamentos aos quais a estrutura está sujeita. O uso desta solução foi validado para uma asa exemplo, na qual, devido às suas reduzidas dimensões, o uso de compósitos multiestáveis pode ser considerado uma alternativa válida para o controlo do rolamento. A metodologia desenvolvida foi também aplicada a um caso específico, nomeadamente ao ANTEX-X2. No entanto, neste caso em que as dimensões e carregamentos associados apresentam valores mais elevados, a sua aplicação apresenta algumas limitações.
novembro 21, 2008, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente