Dissertação
PRELIMINARY STRUCTURAL DESIGN OF A WING IN GROUND EFFECT AIRCRAFT EVALUATED
Desde o inicio da aviação que as vantagens aerodinâmicas em voar-se próximo a uma surperficie plana foi observada. Contudo, foi apenas nos anos 60 que o efeito solo foi utilizado para aumentar a eficiência aerodinâmica de veículos de transporte no meio marítimo. Assim nasceram os veículos de efeito solo como os conhecemos hoje. Desde então vários conceitos foram desenvolvidos e testados. Os veículos maiores baseavam-se na tecnologia dos ?ekranoplanos? russos enquanto que os mais pequenos de uso utilitário concentraram-se mais no conceito da asa delta invertida Lippisch, resolvendo os problemas de estabilidade. Nos últimos quatro anos (2004-2008), os WIGS foram estudados no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, resultando em conceitos bastante interessantes, baseados na asa Lippisch. O projecto mais recente foi o de uma aeronave de efeito solo com asa Lippisch, com um casco em catamaram e uma fuselagem sustentadora. O resultados obtidos nos ensaios no túnel de vento confirmaram as estimativas do projecto conceptual. Neste trabalho estudou-se a influência de se voar próximo da superficie do mar na performance aerodinâmica, e em como as mudanças no comportamento aerodinâmico influenciam o desenho da estrutura da asa. Foram utilizados métodos numéricos como Mecânica dos Fluidos Computacional (MFC) e Modelos de Elementos Finitos (MEF) para as análises aerodinâmicas e estruturais, respectivamente. Verificou-se um aumento de até 97% na performance aerodinâmica no voo a muito baixa altitude. A estrutura completa (pele, longarinas, nervuras e stringers) feita em alumínio cumpriu os requisitos definidos pelas FAR-23, dentro do peso estimado.
novembro 28, 2008, 14:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Miguel António Lopes de Matos Neves
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar