Dissertação

Exploration of Model Updating Methods Based on GVT of a Blended Wing Body Configuration Aircraft EVALUATED

Os elevados padrões exigidos pela indústria aeroespacial implicam a validação de conceitos e designs através de testes experimentais minuciosos. Este trabalho foca-se em Testes de Vibração em Solo, realizados num conceito Blended Wing Body e cujos resultados são usados para atualizar parâmetros estruturais de Modelos de Elementos Finitos simplificados. O presente estudo foi realizado no Centre for Aerospace Research da Universidade de Victoria. Antes da fase de teste, uma análise de Atualização de Modelo foi conduzida a partir dos resultados experimentais obtidos para a asa da aeronave através do FEMtools. Foi criada uma interface em LabVIEW para extrair dados das sessões experimentais e foi desenvolvido um modelo em MEscope capaz de animar estes dados, possibilitando ainda a extração dos parâmetros modais. Os resultados da Análise Modal foram então usados para o estudo da convergência das frequências e modos de vibração entre os dados experimentais e os do modelo analítico simplificado da aeronave. Duas sessões de Testes de Vibração em Solo foram necessárias para recolher os dados e prosseguir com o estudo de atualização de modelo. A convergência da frequência foi novamente feita através do FEMtools mas os modos de vibração dinâmicos foram estudados a partir de um algoritmo de otimização desenvolvido em MATLAB. Um Modelo de viga de Elementos Finitos foi gerado e mostrou-se capaz de replicar o comportamento da aeronave obtido experimentalmente ao nível das frequências naturais. Modelos mais complexos foram posteriormente criados para tentar reproduzir os modos de vibração, mostrando-se uma tarefa com alguns desafios.
Testes de Vibração em Solo, Modelos de Elementos Finitos, Atualização de Modelo, Análise Modal

dezembro 2, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Jose Lobo do Vale

UNIVERSITY OF VICTORIA, Department of Mechanical Engineering

Professor Auxiliar