Dissertação

Design Optimization of Dynamic Scaled Wing Models Using Multi-Material Topology Optimization EVALUATED

O comportamento dinâmico de uma aeronave pode ser investigado através de simulações computacionais ou testes experimentais. Para validar os seus projetos, os engenheiros precisam de realizar testes que geralmente são dispendiosos e demorados. Para melhorar este processo, a otimização da topologia pode ser usada para produzir modelos à escala com o mesmo comportamento dinâmico do modelo à escala real, mas que requerem menores instalações para serem testados e menos tempo para serem produzidos graças às potencialidades da manufatura aditiva. O objetivo deste trabalho é produzir um modelo à escala que tenha o mesmo comportamento dinâmico do modelo à escala real. O método utilizado para obter estes resultados é a otimização topológica multi-material, em que as propriedades são definidas usando o método do Material Isotrópico Sólido com Penalização. O Critério de Garantia Modal é incluído como uma restrição na otimização para seguir e sintetizar os modos entre os modelos à escala e real. As derivadas dos vetores próprios são calculadas utilizando dois métodos distintos, para obter as suas sensibilidades.
Modelo em escala dinâmica, Restrições de vetores próprios, Manifatura aditiva, Dailey’s method, Adjoint method.

novembro 25, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Abdolrasoul Sohouli

UNIVERSITY OF VICTORIA, Department of Mechanical Engineering

Professor Auxiliar