Dissertação

Aircraft trajectory prediction in crowded terminal areas EVALUATED

Na última década, o tráfego aéreo cresceu por todas as partes do mundo e criou atrasos devido ao congestionamento do espaço aéreo. Para sincronizar as operações no ar e no solo, e, consequentemente, serem mais competitivas, as companhias aéreas necessitam de prever a trajetória das suas aeronaves e estimar, a curto-prazo, a hora de chegada das mesmas, com base no congestionamento em tempo-real do espaço aéreo na vizinhança dos aeroportos. Baseado em trabalho anterior, é apresentado um modelo generativo de previsão de trajetórias de aeronaves em áreas terminais congestionadas. O modelo usa trajetórias reais que requerem uma etapa de pré-processamento para serem utilizadas pelo algoritmo de aprendizagem. Com base nas matrizes de covariância intra-cluster, o processo generativo usa um modelo de mistura gaussiano que irá gerar a trajetória posterior da aeronave e inferir sobre a hora de aterragem. As trajetórias contidas no modelo foram complementadas por: (1) uma métrica que conta o número de aeronaves no espaço aéreo, e (2) uma variável binária definida pela direção do vento que permite inferir com maior precisão a pista em uso. Finalmente, as trajetórias geradas foram testadas por especialistas num teste de Turing, revelando que são indistinguíveis das trajetórias reais. As contribuições deste trabalho são: (1) a utilização de trajetórias estimadas para calcular a hora de aterragem, (2) o estudo da melhoria da precisão do modelo pela adição de informação sobre a utilização do espaço aéreo e o estado do vento, e (3) a implementação e avaliação do modelo usando dados reais.
Gestão de tráfego aéreo, predição de trajetórias, espaço aéreo terminal, inferência da hora de aterragem, modelo generativo

Dezembro 18, 2019, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Cláudia Alexandra Magalhães Soares

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Rodrigo Martins de Matos Ventura

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar