Dissertação

Aeroacoustical Module Development for the NOVEMOR MDO Software EVALUATED

O ruído prejudica a saúde humana e é uma das maiores fontes de incómodo para as populações afectadas. Os seus efeitos negativos para o bem-estar conduziram à implementação de limites de emissão para novas aeronaves, cada vez mais restritos, e a novos projectos de investigação, como o Clean Sky, que ambicionam reduzir as emissões de ruído. Uma área ainda num estágio inicial é a criação de ferramentas computacionais para prever emissões acústicas. Este trabalho foca-se nos fundamentos de uma ferramenta de previsão acústica que foi desenvolvida e integrada num framework de optimização já desenvolvido no IST. Este framework surgiu inicialmente no âmbito do projecto EU FP7 NOVEMOR com o objectivo de estudar e desenvolver configurações originais e soluções de morphing. Até agora este conjunto de ferramentas não tinha a capacidade de fazer previsões acústicas dos modelos projectados. Este novo módulo vai possibilitar fazer previsões acústicas. A formulação 1A de Farassat é usada para determinar o ruído de espessura e de carga da superfície da aeronave. A previsão do ruído proveniente do trem de aterragem e do motor é obtido por modelos semi-empíricos. Adicionalmente o módulo pode comparar as previsões com os limites definidos na legislação de modo a facilitar a avaliação do ruído pelo utilizador. No futuro esta nova ferramenta pode ser usada como base para estudar vários cenários e para optimizar as emissões dentro deste framework.
aeroacústica, ruído da fuselagem, emissões de ruído, design preliminar de aeronaves

julho 21, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar