Dissertação

Potencial benefício na aplicação do conceito de separação no tempo ao aeroporto de Lisboa EVALUATED

Este trabalho tem como objetivo principal a avaliação dos potenciais benefícios da aplicação do conceito de Separação no Tempo ao Aeroporto de Lisboa. É realizada uma investigação na possibilidade de concretizar uma redução na separação entre aviões consecutivos em processo de aterragem, mas mantendo a segurança mínima exigida pela regulamentação da Organização da Aviação Civil Internacional. Foram utilizados dados de radar de vigilância relativos ao Aeroporto de Lisboa, fornecidos com a devida permissão da Navegação Aérea de Portugal, e dados climatéricos relativos ao vento fornecidos também com permissão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Estes dados fazem referência a informação relativa ao período entre 28 de Fevereiro e 11 de Março de 2015. O estudo caracteriza variados perfis de voo para diferentes condições de vento, incluindo a altitude, velocidade relativa ao solo, separação em distância e em tempo e os buffers observados para o Aeroporto de Lisboa. As variações nos resultados conseguidos sugerem que a otimização do modelo de separação poderá ser benéfica, aumentando a capacidade máxima teórica especialmente nas horas de pico. Os resultados apresentam maior relevância conforme a maior intensidade de vento frontal. A taxa de movimentos em Separação Baseada no Tempo poderá aumentar em tráfego de ponta, quando comparada com a atual Separação Baseada em Distância.
Separação no Tempo, Separação Mínima, Velocidade na Aproximação Final, Vento Frontal

junho 22, 2017, 8:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar