Dissertação

Design Study of a Side Intrusion Beam for Automotive Safety EVALUATED

A segurança rodoviária constitui uma das principais preocupações globais no que diz respeito à proteção de vidas humanas. Todos os anos, 1.2 milhões de pessoas morrem em acidentes rodoviários, e outros 20-50 milhões sofrem lesões não fatais. O projeto de sistemas de segurança que controlem o efeito do acidente na segurança dos passageiros, é uma área de pesquisa global, na qual se insere o desenvolvimento deste trabalho. A viga de intrusão lateral é instalada na porta do veículo, projetado para melhorar a segurança dos passageiros no evento de um impacto lateral. O papel desta estrutura passa pela absorção do máximo valor de energia de impacto possível, através de um processo de deformação elasto-plástica. As vigas de paredes finas são uma solução usualmente selecionada pela sua grande capacidade de absorção de energia. Essa mesma capacidade têm os materiais metálicos, consequência da sua elevada resistência mecânica associada a uma grande ductilidade. O trabalho desenvolvido concentra-se no estudo do impacto da geometria da secção e do material metálico aplicado no desempenho à flexão das vigas de paredes finas. Com um maior desempenho à flexão da viga, é esperada uma melhor resposta ao impacto por parte do veículo completo. Uma vez atingidas melhorias significativas no desempenho à flexão da viga, as soluções são instaladas num modelo numérico de um veículo e testadas em diferentes configurações de impacto. A viga de intrusão lateral apresenta um efeito benéfico no ensaio específico de impacto lateral contra um poste, diminuindo a intrusão do mesmo no habitáculo do veículo.
vigas de paredes finas, absorção de energia, desempenho à flexão, desempenho ao impacto, deformação elasto-plástica

novembro 9, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

André Calado Marta

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Tiago Marcelino

CEIIA