Dissertação

Fuel Conservation Strategies through Flight Operation Optimization at PGA EVALUATED

A conservação de combustível é um tópico importante para as companhias aéreas, não só como forma de reduzir os custos operacionais e de manutenção, como também de reduzir emissões. Mesmo com a actual expansão do mercado de transporte aéreo e preços de combustível baixos, estima-se que um plano de poupança bem implementado ajude a atingir consumos de combustível 2% a 5% inferiores, o que se traduz em margens de lucro superiores. Para este trabalho a companhia aérea regional portuguesa PGA foi utilizada como objecto de estudo, fornecendo dados da sua nova frota de nove Embraer 190. Um conjunto de cinco medidas operacionais sugeridas pelo fabricante (como Single Engine Taxi e Idle Descent) foram estudadas e analisadas utilizando gravações de dados de sessenta voos, ao longo de três frequentes rotas com diferentes distâncias - cada uma com duas pernas (partida e chegada), para que a amostra fosse representativa. O objectivo deste trabalho foi estudar e implementar este conjunto de medidas operacionais numa ferramenta de software utilizando MATLAB que fosse capaz de analisar os voos e estimar o potencial de poupança se as medidas tivessem sido cumpridas. Os resultados deste trabalho são muito animadores, e ainda que seja improvável alcançar o potencial total de poupança devido à natureza e imprevisibilidade do tráfego aéreo, permite à PGA prioritizar determinadas medidas que ofereçam um retorno maior com menor esforço. O impacto financeiro destas poupanças também foi estimado, e pode chegar a cerca de 877k€ (3.62% do consumo de combustível) no caso específico da PGA.
Conservação de Combustível, Companhia Aérea Regional, Medidas Operacionais, Análise de Dados de Voo

Novembro 11, 2016, 14:0

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