Dissertação
Acoustic study of sandwich panels for use in aeronautic applications: Computational model EVALUATED
Este trabalho baseia-se na investigação da absorção de som em painéis sandwich, constituídos por materiais compósitos (fibra de carbono e fibra de vidro) e espuma estrutural (Airex C70.75). O objetivo principal deste estudo consiste em identificar os painéis, que possuem menor transmissibilidade para baixas frequências. Estes painéis são estudados de forma a otimizar a estrutura de UAVs (Força Aérea Portuguesa) e facilitar a análise dos resultados experimentais. Este tipo de trabalhos é extremamente importante devido ao aumento do interesse verificado em materiais compósitos para aplicações aeronáuticas, especialmente em UAVs. Este trabalho foi realizado usando modelos FEM (Finite Element model), com o programa comercial Ansys. O comportamento acústico de painéis sandwich é analisado através de curvas de transmissibilidade acústica obtidos a partir de três diferentes modelos: Cavidades acústicas (ideal), painel suspenso em fluido infinito (simulação de condições experimentais) e sistema de duas câmaras: de reverberação e anecoica (simulação de condições experimentais). Estes modelos foram testados e otimizados através de estudos paramétricos realizados para placas de referência. Utilizando os modelos otimizados, múltiplos painéis foram analisados com diferentes: espessuras, materiais e amortecimento obtendo assim as curvas de transmissibilidade acústica para cada painel. A partir da análise destes gráficos foi possível concluir que um painel constituído por peles de fibra de carbono (exterior) e fibra de vidro (interior) e um núcleo de espuma Airex C70.75 apresenta melhor comportamento devido à sua elevada transmissibilidade acústica para baixas frequências e o primeiro modo estrutural (ressonância) que ocorre fora da frequência operacional
novembro 30, 2016, 14:0
Publicação
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