Dissertação

Operationalization of an AMAN system: arrival procedures adherence study EVALUATED

Qualquer voo RNAV tem um plano de voo no qual lhe vem atribuída uma rota pré concebida para aproximação à pista e aterragem. Essa rota é chamada STAR e é definida por um conjunto de pontos fixos que a aeronave deve seguir. A TMA de um aeroporto é composta por um conjunto de STARs que garantem a total expedição de tráfego. Esta tese foi desenvolvida no âmbito de um protocolo estabelecido entre a NAV Portugal e o Instituto Superior Técnico. Estuda o verdadeiro comportamento das aeronaves na actual estrutura do espaço aéreo das TMAs. Em última análise, visa auxiliar no redesenho deste sector, a fim de melhor integrar o AMAN no sistema. Foram-nos fornecidos três meses de dados SDPS e FDPS da FIR de Lisboa. Foram desenvolvidas três métricas principais e um conjunto de programas em python para aplicar estas métricas ao conjunto de dados. A primeira métrica estuda a aderência dos voos às STARs, tanto em 2D como em 3D. A segunda traça padrões de voo comuns para trajectórias não conformantes com as STARs. Tem o intuito de traçar rotas alternativas às STARs actuais. Por último estudou-se a percentagem de voos directos para cada uma das STARs e para cada um dos seus pontos.
AMAN, STAR, TMA, Desenho do Espaço Aéreo, Análise Estatística

novembro 9, 2015, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rodrigo Martins de Matos Ventura

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar