Dissertação
Analysis of urban air mobility’s transport performance in São Paulo Metropolitan Region using MATSim Simulation metamodel based on active learning to predict the simulations outputs EVALUATED
Devido ao rápido crescimento populacional, estima-se que o nível de congestionamento aumente nas cidades, sendo necessário integrar novos meios de transporte, de forma reduzir os tempos de viagem. Recentes avanços na tecnologia aeronáutica, permitiram o desenvolvimento de um novo meio de transporte, Mobilidade Aérea Urbana (MAU). Este, quando implementado, permitirá deslocar pessoas, de um ponto para outro, através de veículos com capacidades descolagem e aterragem vertical. Enquanto estes veículos têm sido amplamente estudados, existe pouca investigação no que diz respeito ao impacto que a introdução destes veículos irá ter nas cidades. Torna-se assim fundamental prever o comportamento destas aquando da introdução deste novo meio de transporte, de forma a adotarem-se as melhores medidas. Posto isto, este trabalho tem dois objetivos: prever o impacto que a introdução deste novo meio de transporte terá na cidade de São Paulo, Brasil, através de um Simulador de Mobilidade baseada em agentes (MATSim) e criar um metamodelo de simulação baseado em Processos Gausseanos e aprendizagem ativa, que permita prever o resultado das simulações, em vez de estas serem feitas. Relativamente aos resultados das simulações obtidos, verifica-se que no cenário base simulado há um grande congestionamento aéreo. No entanto, a introdução deste novo modo de transporte pode servir para aliviar o congestionamento nas estradas. Em relação ao metamodelo, este é capaz de prever, com alguma exatidão, resultados de simulações efetuadas. No entanto, é necessário aperfeiçoar a estratégia, de forma a aproximar o metamodelo ao simulador.
dezembro 2, 2021, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
João Pedro Faria Mendonça Barreto
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar