Dissertação

Cost Model for Additive Manufacturing of Metals in Aeronautics EVALUATED

Hoje em dia, com a evolução dos métodos de fabrico de peças, várias indústrias estudam a possibilidade de uma eventual mudança dos seus processos de manufactura. O fabrico aditivo surge como uma boa possibilidade, possuindo inúmeras vantagens, como a flexibilidade e liberdade geométrica ou os baixos custos associados a reduzidos volumes de produção quando comparados com os métodos tradicionais. A manufactura aditiva em metais tem mostrado um enorme potencial na indústria da aviação, e quando comparada com os métodos convencionais tem mostrado várias vantagens, entre muitas a possibilidade de redução de peso de uma aeronave, que é um dos constantes desafios da engenharia. Dos vários métodos convencionais, aquele com maior destaque é o forjamento, sendo o método convencional mais utilizado. O forjamento é um método bastante conhecido que oferece uma solução viável para a indústria aeroespacial. No entanto, com a complexidade das peças a aumentar, a necessidade de redução de peso das peças e a redução de estoques, o fabrico aditivo surge como uma hipótese a considerar. O objectivo desta dissertação é desenvolver uma análise económica e tecnológica para os dois processos mais usados no fabrico aditivo de peças metálicas, a Fusão em Cama de Pó e a Reposição Directa de Energia ao longo do ciclo de produção de uma peça, criando um modelo onde é possível editar várias etapas de produção. É, ainda, realizado um estudo de impacto ambiental das várias tecnologias e dos seus pós processamentos, resultando numa avaliação do ciclo de vida das peças de metal.
Manufactura Aditiva, Aeroespacial, Peças Metálicas, Forjamento, Ciclo de Vida, Impacto Ambiental

janeiro 25, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Inês Esteves Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar