Dissertação

Major Structural Modifications on a Boeing 777-200LR Fuselage EVALUATED

A evolução exponencial da indústria aeronáutica no último século veio trazer novas oportunidades de mercado, como por exemplo as modificações nas aeronaves. Quer se trate de uma reparação ou alteração, estas modificações devem ser certificadas, pela empresa que as realiza ou, caso não tenham privilégio para tal, por uma agência reguladora como a European Union Aviation Safety Agency (EASA) ou a Federal Aviation Administration (FAA), por meio do uso de um Supplemental Type Certificate (STC). Esta tese retrata duas major modifications : i) uma antena Ka-band, que permite um acesso sem fios à internet e ii) uma câmara quad utilizada para entretenimento dos passageiros, permitindo a visualização do exterior da aeronave. Em ambas foi feita uma definição cuidadosa e detalhada do local de instalação no avião, por ser considerada uma das chaves para o sucesso do design. Todas as componentes estruturais são produzidas pela Jet Aviation, para ambas as instalações, embora na integração da antena de Ka-band haja a orientação adicional do standard de indústria Aeronautical Radio Incorporated (ARINC) 791. Três variações de design na câmara quad são estudadas através do método dos elementos finitos, a fim de obter uma redução de peso e custo da instalação, mantendo a integridade estrutural. Finalmente são apresentados os documentos necessários para realizar a candidatura ao STC.
Modificações estruturais, Antena Ka-band, Câmara quad, Design estrutural, Análise estática, Certificação de modificações

janeiro 13, 2021, 18:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tomás Nogueira Ferreira

Jet Aviation

Especialista

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Full Professor