Dissertação
Numerical Investigation on the Comparability of Simulations and Experiments at the NACA 64418 Airfoil EVALUATED
Foi realizada uma campanha experimental no Túnel de Vento Laminar do IAG, relativa a um perfil NACA64418 extrudido, em condições de perda de sustentação a baixa velocidade. Subsequentemente, é feita uma investigação numérica sobre a influência de diferentes modelos de turbulência e condições fronteira para representar as paredes do túnel, utilizando o DLR TAU-Code. A abordagem inicial com o método RANS estacionário, revelou que a condição de fronteira symmetry plan, com o modelo k-ω SST, tem a melhor concordância com as experiências. Particularmente em termos de padrão de separação a α = 16º, ao contrário das combinações symmetry plan/Spalart Allmaras e euler wall/SST. Posteriormente, as simulações URANS utilizando a combinação symmetry plan/SST, revelaram um aumento na concordância com as experiências para os ângulos de ataque mais elevados. A análise espectral e dos perfis de velocidade e tensões de Reynolds da esteira, revelam um movimento pulsante e periódico no regime de perda de sustentação, não observado nas experiências, e também a previsão de uma camada de corte mais estável nas simulacões. Porém, é possível uma boa concordância qualitativa. Ademais, a validade da abordagem URANS foi confirmada. Finalmente, as investigações com URANS utilizando a condição euler wall revelaram-se incapazes de capturar flutuações, algo que foi resolvido com o uso de métodos híbridos RANS/LES. As adaptações da malha para a condição viscous wall revelaram um problema de encastramento na interação entre a camada limite da parede e a da asa, requerendo assim desenvolvimento adicional.
janeiro 22, 2021, 8:0
Publicação
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