Dissertação
Conceptual Design of an Urban Air Mobility Solution EVALUATED
A UAM é a resposta da indústria aeronáutica às necessidades de mobilidade incessantes das cidades sobrelotadas, desperdiçando aos seus cidadãos até duas horas diariamente. Deslocar-se entre o ponto A e B o mais rápido possível com o menor impacto ambiental e económico é o objetivo principal. Aeronaves que tenham a capacidade de descolar em qualquer sítio ocupando a menor área possível são excelentes candidatos a serem soluções UAM, consequentemente aeronaves de descolagem e aterragem verticais VTOL apresentam-se como uma possível solução. Os helicópteros são os únicos veículos prontamente capazes de solucionar o problema apresentado, porém são ruidosos e dispendiosos de operar, tornando-os numa solução inviável. O hidrogénio é a energia do futuro, enquanto a eletricidade é o presente, atendendo ao facto da aeronave ser comercializada em 2024. Atualmente, a fonte de energia mais verde, barata e amplamente disponível é a eletricidade, resultando na concepção de uma aeronave totalmente elétrica, garantindo a operação sem emissões de dióxido de carbono, com a expectativa de menor custo de operação comparativamente a helicópteros ou qualquer outra solução da GA dado o custo associado de energia ser menor. Portanto, o preço estimado de viagem será reduzido potencialmente aumentando a carteira de clientes. A tese atual conceptualiza uma aeronave definindo requisitos económicos, ambientais e acústicos, cuja resposta é uma aeronave lift-plus-cruise com um peso máximo de descolagem de 1434 kg com uma necessidade energética de 217kWh, para uma missão de três viagens de 67km à altitude cruzeiro de 500 metros.
dezembro 22, 2020, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Frederico José Prata Rente Reis Afonso
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar Convidado