Dissertação
MAGIC: Manipulating Avatars and Gestures to Improve Remote Collaboration EVALUATED
O trabalho remoto desempenha um papel fundamental em projetos nos quais pessoas geograficamente separadas necessitam de realizar tarefas conjuntas. Além de economizar tempo e recursos, poder colaborar remotamente é útil em situações em que o confinamento é necessário. Sistemas de telepresença frente a frente promovem a sensação de presença e melhoram a colaboração, permitindo a compreensão imediata de sinais não verbais. No entanto, aquando da discussão de conteúdo 3D frente-a-frente, ter diferentes pontos de vista e oclusões de partes do modelo levantam ambiguidades na análise, diminuindo a consciência do espaço de trabalho. Nesta dissertação, apresentamos o MAGIC, uma nova abordagem de telepresença que melhora a colaboração remota em espaços de trabalho 3D. O MAGIC permite aos colaboradores usar sinais não verbais enquanto partilham a mesma perspetiva do espaço de trabalho, integrando-o com os espaços da pessoa e de referência de forma contínua. Para permitir uma disposição frente a frente com partilha de perspetiva, manipulamos a representação do colaborador remoto para que os seus gestos façam sentido no ambiente local. Para avaliar a abordagem, desenvolvemos um protótipo em Realidade Virtual que combina os espaços virtuais de dois colaboradores remotos para que possam trabalhar juntos na mesma mesa. Capturamos a posição das mãos e da cabeça dos colaboradores e usamo-las para animar avatares com cinemática inversa. Resultados de uma sessão de avaliação sugerem que o MAGIC é eficaz em melhorar o desempenho de tarefas e aumentar a consciência do espaço. Adicionalmente, as manipulações melhoraram a sensação de presença entre colaboradores, mantendo-se imperceptíveis.
outubro 19, 2020, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António Maurício Lança Tavares de Sousa
Computer Science Department, Universidade de Toronto, Ontario, Canada
HCI researcher
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedrático