Dissertação

Flight planning support tool for airspace design EVALUATED

O crescimento do tráfego aéreo dos últimos anos colocou uma pressão acrescida nos prestadores de serviços de tráfego aéreo, tanto a nível económico como de segurança. Esta tendência impõe uma necessidade de melhoria do espaço aéreo em termos ambientais, de capacidade e eficiência. O replaneamento da rede atual de rotas para uma maior eficiência é crucial, e para isto, o conhecimento do uso corrente do espaço aéreo existente e a comparação dos indicadores de desempenho com uma potencial rota ótima torna-se essencial. O âmbito desta tese é o desenvolvimento de uma ferramenta que recebe como dados do projetista de espaço aéreo dois pontos, e gera ficheiros que fornecem informação com a qual é possível avaliar, das rotas atualmente disponíveis, as mais utilizadas, e contem indicadores de desempenho para uma hipotética rota direta. A ferramenta integra dados históricos para se servir de uma maior base de informação, da qual pode retirar dados estatísticos que permitam a avaliação das rotas. Consiste numa base de dados, onde é possível a manutenção e atualização da informação, e uma aplicação que calcula os indicadores de desempenho e gera os ficheiros de saída: um com os dados estatísticos, outro com a representação gráfica das rotas selecionadas. A ferramenta desenvolvida permite a análise de rotas entre qualquer ponto de navegação e/ou aeroporto. Foi possível verificar que a rota mais curta nem sempre é a mais eficiente em termos de custos, devido às taxas de CRCO, devendo este fator ser considerado no planeamento de novas rotas.
Gestão de Tráfego Aéreo, Design do Espaço Aéreo, Análise de Rotas, Informação de Voo, Linha Ortodrómica

novembro 9, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar