Dissertação
Flight planning support tool for airspace design EVALUATED
O crescimento do tráfego aéreo dos últimos anos colocou uma pressão acrescida nos prestadores de serviços de tráfego aéreo, tanto a nível económico como de segurança. Esta tendência impõe uma necessidade de melhoria do espaço aéreo em termos ambientais, de capacidade e eficiência. O replaneamento da rede atual de rotas para uma maior eficiência é crucial, e para isto, o conhecimento do uso corrente do espaço aéreo existente e a comparação dos indicadores de desempenho com uma potencial rota ótima torna-se essencial. O âmbito desta tese é o desenvolvimento de uma ferramenta que recebe como dados do projetista de espaço aéreo dois pontos, e gera ficheiros que fornecem informação com a qual é possível avaliar, das rotas atualmente disponíveis, as mais utilizadas, e contem indicadores de desempenho para uma hipotética rota direta. A ferramenta integra dados históricos para se servir de uma maior base de informação, da qual pode retirar dados estatísticos que permitam a avaliação das rotas. Consiste numa base de dados, onde é possível a manutenção e atualização da informação, e uma aplicação que calcula os indicadores de desempenho e gera os ficheiros de saída: um com os dados estatísticos, outro com a representação gráfica das rotas selecionadas. A ferramenta desenvolvida permite a análise de rotas entre qualquer ponto de navegação e/ou aeroporto. Foi possível verificar que a rota mais curta nem sempre é a mais eficiente em termos de custos, devido às taxas de CRCO, devendo este fator ser considerado no planeamento de novas rotas.
novembro 9, 2018, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
ORIENTADOR
Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar