Dissertação

Development and testing of an acoustic measurement system for the IST Aeroacoustic Wind Tunnel EVALUATED

As autoridades da aviação têm vindo a impor mais regulamentos e penalidades às companhias aéreas para enfrentar os efeitos da poluição sonora nas comunidades. Este problema afecta cada vez mais cidades como Lisboa, em que o aeroporto se situa perto do centro da cidade, visto que o maior ruído produzido por uma aeronave ocorre durante as fases de descolagem e aterragem. Historicamente, o investimento da indústria priorizou a redução do ruído originado pelos motores, mas o grande desenvolvimento na área da propulsão fez com que o ruído produzido pela fuselagem se fosse tornando mais significativo ao longo do tempo. O objectivo deste trabalho é produzir as ferramentas necessárias para adquirir, processar e visualizar dados capturados por sensores colocados dentro do túnel de vento aero-acústico do Instituto Superior Técnico, e realizar a caracterização do mesmo. Esta dissertação explica passo a passo o desenvolvimento do programa pretendido usando o software LabVIEW, aborda o equipamento utilizado, os procedimentos estabelecidos e os resultados dos testes acústicos e do escoamento. Os perfis de comportamento do escoamento revelaram ser consistentes, mas há um desvio máximo de 5,6% na velocidade perto do centro do jacto que pode representar um problema para futuras experiências. A análise aos níveis de ruído mostrou o nível de pressão sonora no espectro da frequência na câmara anecoica para várias velocidades e condições diferentes, bem como os níveis de pressão sonora. Este trabalho fornece uma ideia da performance do túnel de vento aero-acústico, e visa abrir caminho para futuros projectos usando esta instalação.
Túnel de vento aero-acústico, LabVIEW, câmara anecoica, níveis de ruído de fundo, performance aero-acústica

novembro 16, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar