Dissertação
Integration of single aisle aircraft on the long haul market: A321 neo definition and airline's 10 year fleet economic forecast EVALUATED
A indústria da aviação civil fornece conexões para qualquer ponto do globo e teve um papel fulcral na criação do conceito de economia global como hoje a conhecemos. Esta indústria é por isso um motor económico da maior relevância mas inerentemente instável devido aos constantes choques provocados por novos desenvolvimentos ou novas restrições (de regulação operacional ou tecnológica). Para além disso a competição em todos os mercados é feroz e o aparecimento de companhias de aviação de baixo custo tornou essa competição ainda mais agressiva, mudando assim o paradigma da aviação e afetando significativamente as companhias aéreas de bandeira. As margens de rentabilidades são extremamente baixas e a maximização de receita bem como a redução de custos operacionais são obrigatórios para assegurar a competitividade e a sobrevivência da própria companhia. Sabendo da relevância do processo de planeamento de frota dentro da estrutura de uma companhia aérea, e considerando que a TAP está neste momento num processo de substituição da frota atual por uma de nova geração, que traz consigo um leque considerável de novas oportunidades para o futuro, este trabalho abrangerá dois pontos fulcrais no processo de planeamento de frota: o modelo de plano de frota que compila numa ferramenta todos os custos operacionais e potencial receita das aeronaves atualmente e futuramente operadas pela companhia aérea com especial enfase no A321 neo, e o processo de definição e configuração desse mesmo A321 neo, que será uma aeronave que poderá ter um papel crucial no futuro da operação transatlântica da TAP.
novembro 28, 2017, 11:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
ORIENTADOR
António José Nobre Martins Aguiar
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Prof Auxiliar Convidado