Dissertação

Aeroelastic Effects of a Very Flexible Transonic Wing: Fluid-Structure Interaction Study EVALUATED

Os requisitos do sector de transporte exigem uma forma cada vez mais eficiente de consumo de combustíveis, dando origem a desenhos de asa esbeltas, com elevada alungamento. Devido à sua longa extensão, estas novas configurações exibem altas deformações. É então necessário prever as influêncas no desempenho de voo, especialmente a velocidades transónicas, onde os problemas de instabilidade são mais críticos. Nesta tese é efectuado um estudo computacional de aeroelasticidade num modelo 3D de uma asa transónica, já estudada no projecto FP7-NOVEMOR. Para alcançar este objectivo um novo solver de interacção fluído estrutura é compilado, usando open-source software como ponto de partida. Foram efectuados casos teste com escoamentos incompressiveis e também com escoamentos de alta velocidade. O resultado final demonstra grandes deslocamentos, levando a um claro movimento das ondas de choque ao longo da asa nos testes de desempenho de voo.
Fluid-Structure Interaction, Partitioned, Transonic, Aeroelasticity

Novembro 17, 2017, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial (MAA)

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar