Dissertação
Experimental Comparison of Planar and Coaxial Rotor Configurations in Multi-rotors EVALUATED
De modo a estabelecer uma comparação do desempenho de sistemas de rotores coaxiais face a sistemas planares (dois rotores individuais lado a lado), em drones, apresenta-se no presente trabalho uma análise experimental de ambas as configurações. O estudo surgiu de modo a fornecer mais dados para auxiliar a selecção de sistemas de propulsão em drones, numa altura em que a sua indústria é cada vez mais representativa. Inicialmente, o comportamento aerodinâmico do rotor isolado e coaxial é modelado através de um estudo analítico, adaptado da Teoria do Momento Linear, permitindo definir variáveis de desempenho. Após esta análise, é desenvolvida uma bancada para testes experimentais, assim como um sistema de aquisição de dados, para medição de parâmetros como a propulsão, o binário e o RPM. Nos testes de rotores isolados, explora-se a influência da variação de diâmetro, passo e constante de velocidade dos motores, Kv [RPM/V]. No sistema coaxial, são avaliados esses parâmetros, individualmente, no rotor de cima e no rotor de baixo. Estuda-se também a distância entre rotores, H, o sentido relativo de rotação das hélices, e a distribuição de potência entre os rotores. Os resultados experimentais permitem identificar condições em que os rotores coaxiais e isolados operam de forma mais eficiente, e estabelecer a comparação entre os sistemas coaxial e planar. Por fim, esta investigação permite obter condições em é possível obter uma configuração coaxial com melhor desempenho que a planar.
setembro 19, 2017, 15:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar